Os opostos se atraem: O contraste na decoração

Os opostos se atraem: o contraste na decoração

Optar por cores fortes na decoração pode parecer uma escolha difícil. Mas como o ditado popular já diz, “os opostos se atraem”. Toda cor possui uma opção com a qual contrasta, com exceção das neutras, que combinam com todas as cores. Utilizar tons contrastantes e vivos faz com que o ambiente ganhe vida, não seja apenas um “cenário” sem graça. É uma boa solução para os fãs de decorações com personalidades fortes, marcantes.

Mas como saber qual cor é a certa? É bastante simples. Os amarelos, por exemplo, contrastam com os violetas. É possível pintar as paredes com amarelo e apostar em objetos e móveis em tons violeta. Sofás, poltronas, vasos, abajures e mesas de canto são muito valiosos para estas combinações.

Os laranjas contrastam com os azuis. Escolher o laranja para as paredes, com artes e gravuras em azul é um sucesso! Uma cozinha com revestimentos azuis, com o nosso Pedra Estrela Índigo no piso ou nas bancadas, combina com eletrodomésticos e louças em laranja, por exemplo.

Os vermelhos contrastam com os verdes. Para fazer esta escolha, você deve querer ousar e ter em mente que o ambiente não vai passar despercebido. Uma ideia é utilizar tons mais fechados de vermelho, puxados para o bordô e o vinho, combinados com verdes mais suaves, como tons de menta e erva doce. Se você quer ousar, mas não muito, vale a dica de pintar as paredes de verde e usar objetos em vermelho.

Fazer o contraste entre móveis e paredes pode ser uma ideia interessante. Além disso, para os mais inseguros, existem tons muito suaves das cores, quase neutros, que tornam o contraste mais delicado. Muitas marcas de tintas oferecem testes das cores. Aí vale aplicar as duas cores lado a lado na parede e ver o que acha da combinação. Isso vale até para os móveis. Você pode colocar itens com a cor que deseja e ver se fica harmonioso com o teste das tintas.

Utilizamos cookies e tecnologias, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.