Estilo neoclássico: elegância e sofisticação na arquitetura

Para quem busca robustez e beleza no design de interiores, conhecer mais sobre o estilo neoclássico é quase uma obrigação. Afinal, é isso que o período neoclassicista representa, o que fez com que ele deixasse sua marca na história.

O estilo neoclássico nasceu na Europa, no século 18, durante o movimento do iluminismo, com a proposta de ir contra os excessos do barroco. Dessa forma, o neoclássico pode ser considerado como uma retomada à simplicidade, que influenciou o universo das artes e da decoração. No estilo neoclássico, os móveis são mais estruturais, geralmente monocromáticos e com superfícies planas. Muita simetria e detalhes em mármore e granito, por isso, os produtos cerâmicos com essas características são ideias para projetos com essa finalidade; além das famosas esculturas, também podem aparecer nesse estilo. Misturado ao contemporâneo, o neoclássico confere mais elegância aos ambientes.

Embora este estilo tão marcante reforce a ideia de simplicidade, ele está longe de ser minimalista, pois conserva um certo ar de realeza, traduzida pelas peças antigas, que são muito mais robustas. Na decoração contemporânea, o estilo é muito empregado, pois é fácil de coordenar com outros e a decoração fica muito elegante e sofisticada.

Cores claras ou discretas e materiais nobres, como o mármore, granito e madeira são referência desse estilo.

Os objetos com estilo neoclássico podem estar inseridos na decoração de forma pontual, num canto ou outro, e nos acabamentos com materiais nobres. Mas devem ser compostos com outras peças mais leves, contemporâneas, para o ambiente não ficar pesado. Se o objetivo é transmitir mais elegância e sofisticação aos espaços da casa, vale investir nesse estilo.

Utilizamos cookies e tecnologias, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.