Dúvidas para combinar cores? O tom sobre tom ajuda na decisão!

Dúvidas para combinar cores? O tom sobre tom ajuda na decisão!

Combinar cores pode gerar muitas dúvidas na hora de decorar a casa. Como harmonizar nossos tons preferidos sem sobrecarregar, tornar o ambiente pesado ou sem graça? Uma opção inteligente para quem está na dúvida é optar pelo tom sobre tom.

Para utilizar esta ideia, vale pedir a ajuda de um consultor na loja de material de construção. Você pode pedir os leques de cores, selecionar uma tira e combinar os tons mais claros com os mais escuros da mesma página. Isso vale para qualquer cor, inclusive as neutras. É possível optar por um tom de bege ou branco e combinar com neutros mais fortes, como marrom ou cinza.

Já para os adeptos de cores mais vivas, como o amarelo, vale pintar as paredes com tons suaves e investir em detalhes, como uma coluna ou objetos de decoração em amarelos fortes. O mesmo vale para laranjas, por exemplo. O tom sobre tom ajuda a destacar os elementos decorativos do ambiente.

No caso de cores como azul, verde ou vermelho, uma boa opção é combinar os tons mais escuros e mais claros na mesma parede. Basta pintar metade da parede ou uma tira na cor mais escura e o restante com a opção mais clara. Portas, batentes e janelas em cores mais fortes proporcionam um ponto focal cheio de charme.

O mesmo pode ser feito com os porcelanatos. Ao escolher um piso em tom mais escuro, como o Pedra Estrela Grafite ou o Soho Grafite, por exemplo, vale apostar em revestimentos ou tintas mais claros nas paredes, da mesma palheta de cores. Caso se utilize opções mais claras no piso, como o Atlantis Crema, o Cimento Almond e o Yara Almond, vale apostar em tintas e painéis com cores mais marcantes, como o Cube Bronze ou o Baron, nas paredes.

Utilizamos cookies e tecnologias, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.