Decoração para solteiros, imprimindo a sua personalidade em ambientes compactos

Decoração para solteiros: imprimindo a sua personalidade em ambientes compactos

Morar sozinho pode trazer uma sensação de liberdade e independência. Muitos jovens têm esse desejo e se planejam para concretizá-lo. Mas após a escolha do imóvel, chega a horar de decorar ou reformar. Este é o momento em que as dúvidas chegam: como fazer uma decoração harmoniosa e prática? Onde guardar coleções? E os eletrodomésticos?

A resposta para começar é bom senso. E se as dificuldades forem muito grandes, vale a pena consultar um profissional, o que muitas vezes sai mais barato do que sair gastando com reformas e objetos de decoração que podem acabar sendo inúteis. Ao comprar um imóvel, vale a pena consultar um especialista para ver a necessidade de trocar encanamentos e parte elétrica, analisando as reformas que são realmente necessárias.

Como os imóveis para solteiros e para pessoas que estão comprando a primeira casa tendem a ser menores, vale investir em algumas dicas para ampliar o espaço. Cores claras no piso dão sensação de amplitude, ainda mais se combinadas com algumas paredes tingidas de tons fortes.  Mas é preciso atenção. Nem todos os tons fortes estão liberados. Cores como vermelho e laranja saltam demais aos olhos e acabam reduzindo o ambiente. Tons frios como azul também não são indicados. As melhores opções são cores como marrom e capuccino. Eles são escuros na medida certa, dando sensação de amplitude, sem atrapalhar no bem-estar de quem está no ambiente.

Para compor com as paredes, uma boa ideia é apostar em revestimentos claros. Porcelanatos como o Onix Nude, o Travertino Crema e o Onice trazem tons de bege com estampas marmorizadas que compõem lindamente com peças escuras na decoração e nas paredes. Para os mais urbanos, há opções como o York Bege e o Cimento Almond, que são cimentícios cheios de bossa. Há ainda modelos madeirados que trazem aconchego para o espaço, como o Yara Nature, o Yara Caramelo, o Dark Castor e o Giardino Almond. Existem variedades para todos os estilos!

Escolhidos os revestimentos e feitas as reformas, chega a hora de pensar na decoração. Os armários devem ser funcionais e compactos ao mesmo tempo. Dependendo do bolso, é possível optar pela marcenaria planejada, que é a melhor escolha, já que traz a vantagem de ser pensada especialmente para aquele espaço, se ajustando da melhor forma possível. As lojas de planejados são uma boa opção também, sendo muitas vezes mais em conta. Com um consultor que entenda o perfil do cliente, é possível escolher modelos práticos e adequados. Já para quem precisa economizar, existem armários prontos em lojas que têm produtos por bons preços. Tudo vai depender do orçamento e da necessidade.

Para guardar coleções, livros e pequenos objetos, boas opções são móveis multifuncionais e caixas decorativas. Existem modelos de materiais variados, como madeira, papelão e plástico, que podem ser colocadas em estantes. Outras alternativas são os pufes que também funcionam como pequenos baús, ideais para livros e revistas. As camas com baú são excelentes para guardar roupas de cama, toalhas e itens que ficariam ocupando os armários. Assim, sobra espaço de armazenamento para outras coisas. Uma dica valiosa, claro, é desapegar e descartar objetos. Será que vale a pena levar da casa dos pais para a casa nova aqueles cadernos da escola? E aquela coleção de gibis que você não lê há tempos?

Os eletrodomésticos devem ser escolhidos de forma cuidadosa também, para que não ocupem espaço demais. A recomendação é usar geladeiras menores, um micro-ondas e um fogão simples. Dependendo do tamanho da cozinha, os cooktops e fornos separados não são a melhor opção, já que são gastos separados e precisam de áreas de instalação separadas. Para televisões e aparelhos de som, o mesmo cuidado é necessário. Um aparelho um pouco menor instalado na parede economiza espaço em um móvel que pode ser usado para outras funções. Praticidade deve ser a palavra chave.

Quem tem móveis e relíquias de família, pode utilizá-los na decoração. Uma peça antiga e torneada pode ganhar vida nova com uma pintura marcante, em tons como amarelo, verde, rosa ou vermelho. Elas podem trazer um ponto focal especial para o ambiente, além de terem valor afetivo.

Para as paredes, vale seguir o seu gosto e estilo. Quadros com imagens e frases bem-humoradas dão graça para o dia a dia. Fotografias em preto e branco trazem elegância e sofisticação para os ambientes, além de serem mais baratas, dependendo do orçamento. Para quem gosta de quadros, existem gravuras e composições variadas em lojas especializadas. Vale sempre a mesma dica, menos é mais.
 

 

Utilizamos cookies e tecnologias, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.