A luz natural como tendência para todos os tipos de projetos

Ambientes integrados com o verde, com a natureza e com a sustentabilidade. Na arquitetura esse tipo de decoração se expressa por meio da neuroarquitetura, mais especificamente o design biofílico.

Existe um detalhe que se destaca em meio a esses projetos: a busca pelo aproveitamento da luz natural dos ambientes. Retornar às origens é algo que faz bem ao corpo físico e mental e a luz natural pode ser uma excelente fonte curativa e causadora de boas sensações.

Por isso, uma tendência para 2023 são os projetos que exploram a iluminação natural.

Isso se deve também, a infinidade de construções, urbanização e expansão imobiliária, principalmente em grandes centros e espaços com muitos prédios, que não permitem que a luz natural penetre no interior dos imóveis e isso pode ser muito prejudicial para o nosso organismo.

Especialistas explicam que a luz influência diretamente o ritmo circadiano dos seres humanos, ou seja, nosso ciclo biológico, que impacta no nosso estado de humor, sono, estado de alerta, entre outros. Em decorrência disso, a pouca exposição à luz natural, associada ao excesso de luz artificial, emitida por aparelhos eletrônicos, como computadores, TVs e smartphones, provoca uma desregulação no ritmo natural do nosso corpo, provocando problemas como insônia, estresse, entre outros.

Existe inúmeras maneiras de explorar essa tendência, como optar por janelas amplas, persianas que controlam a luminosidade do ambiente, cortinas mais leves e construções que priorizem os melhores horários de exposição de determinados espaços ao sol.

Além disso, optar por porcelanatos claros, suaves e minimalistas pode auxiliar nesse resultado mais natural e sóbrio.

A luz natural renova e atrai boas energias. Aposte em algo que todos os dias está ao seu dispor!
 

Utilizamos cookies e tecnologias, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.